Mobiliario
O estudo da história do mobiliário, além de nos permitir compreender diferentes modos de vida, proporciona prazer estético. Através do mobiliário é possível se ter uma idéia da evolução da maneira de viver do homem ao longo dos séculos. O móvel sempre foi criado para satisfazer as necessidades de uma determinada sociedade, a sua caracterização varia de acordo com a região e época, podendo-se fazer uma divisão por períodos ou estilos que se inserem mais ou menos dentro dos grandes movimentos da história da arte.
Os móveis ocupam um curioso e ambíguo lugar entre os artefatos do homem. Eles não são necessários para a existência humana pois em algumas culturas, como os nômades, vive-se bem sem eles. Ao mesmo tempo os móveis estão ligados à arquitetura e ao modo de viver de cada região. O homem primitivo quando abandona hábitos e posturas animais começa a desenvolver objetos para a vida doméstica, sendo o local para sentar um dos primeiros a serem criados. Bancos, banquetas, cadeiras, os assentos tornaram-se símbolos de poder e riqueza. O trono além de ser símbolo de distinção mostrava imponência com ornamentos elaborados.
ANTIGUIDADE
# EGITO # GRÉCIA # ROMA
EGITO - 1500 a.C.
• ARTE RELIGIOSA PARA A ETERNIDADE, À SERVIÇO DOS DEUSES E DOS FARAÓS SAGRADOS. • O MOBILIÁRIO EGÍPCIO ERA FEITO EM MADEIRA INCRUSTRADA DE PEDRAS PRECIOSAS. • PERNAS EM FORMA DE ANIMAIS, CORPO DE LEÃO EM CAMAS, CADEIRAS E COFRES, ASSENTO EM COURO.
EGITO
EGITO
EGITO
GRÉCIA - 1.100 a. C. a 100 d.C.
A ARTE GREGA CLÁSSICA, BUSCOU SEU SENTIDO DE BELEZA, HARMONIA E EQUILÍBRIO NA FORMA HUMANA.
AS ORDENS GREGAS
CAPITEL DÓRICO
CAPITEL JÔNICO
CAPITEL CORÍNTIO
O mobiliário grego derivou do egípcio, com atenção às proporções dos homens. Os materiais usados eram bronze, mármore e madeiras (cedro). Utilizavam pintura e pedras preciosas. Os pés de bronze no formato de animal eram usados em cadeiras e camas, que eram baixas e curvilíneas. Armações