Mobiliario
São móveis, objetos e equipamentos,que tem como mobiliário? função, fornecer utilidades específicas que
facilitem as atividades cotidianas, como comer, dormir, descansar, ler, entre outras.
Também pode ter uma função simbólica ou religiosa.
O “conceito” de mobiliário se estende desde o período neolítico, mas somente os objetos feitos em materiais mais duráveis e resistentes chegaram aos nossos dias. Os móveis de madeira mais antigos de que se tem notícia datam de aproximadamente 2700 AC e são originados do Egito antigo.
A madeira é o material mais usado na constituição do mobiliário, entretanto, utilizam-se também outros materiais como metais e mais recentemente, plásticos.
Para algumas funções específicas de revestimento e estética, também são usados materiais como papel, tecido, peles de animais, couro, fibras vegetais, entre outros.
Tendências de mobiliário
Uma das mais importantes feiras dedicadas ao mobiliário,decoração e design de interiores,é a “Salone
Internazionale del Mobile” em
Milão,na Itália.
Em todas as suas edições,a feira expõe as novidades e tendências para o mercado. Dentre as principais tendências nela (e em outras renomadas feiras)
•Uso de móveis que simulem a madeira natural, na coloração e na própria textura :
Peças com a aparência descascada e rachada estarão em alta. Esse lado mais rústico nos móveis veio com tudo, principalmente para mobiliar os cômodos mais íntimos, como os quartos de dormir e a sala de estar.
• Roupeiros sem portas: Uma guia de metal é fixada na parede para que você coloque os cabides com roupas.
Logo na parte de baixo, há muitas gavetas para organizar as peças menores e que podem ser dobradas.
• Peças de mobília que tenham um estilo mais retrô : Vale aproveitar as que foram herdadas da família ou procurar em lojas que trabalham com esse tipo de móvel,o ideal é que sejam combinadas com peças mais atuais, para não parecer que a casa parou no tempo.
•Móveis que tenham cores mais