Relat Rio Coef
RESUMO: O conhecimento de transferência de calor é bastante utilizado em setores industriais, para estudos de trocador de calor, por exemplo. O calor pode ser transferido por condução, convecção e radiação. Nesse experimento estudou-se o fenômeno da transferência de calor em diferentes formas metálicas (esferas e placas) em ferro e alumínio. O soprador foi ligado e os objetos metálicos aquecidos foram colocados em uma das extremidades da tubulação ligados a um termopar. A partir da medida da temperatura em certos intervalos de tempo juntamente com as características intrínsecas a cada material e forma, foi possível determinar o coeficiente convectivo através de equações fornecidas pela literatura. Com os resultados obtidos, vimos que é possível analisar satisfatoriamente os coeficientes; como mostrado nos gráficos que explicitam a regressão linear da equação.
PALAVRAS-CHAVE: coeficiente convectivo, transferência de calor, convecção.
Objetivos: Determinar o coeficiente convectivo de transferência de calor de objetos metálicos (alumínio e ferro) e comparar os resultados com correlações da literatura.
1. INTRODUÇÃO O calor pode ser transferido por condução, convecção e radiação. Esses mecanismos podem existir de forma isolada ou combinada, dependendo da situação. Cada mecanismo possui sua particularidade. Por exemplo, a radiação ocorre sem a necessidade de nenhum meio físico. Já a condução é o modo de transferência de calor em que a troca de energia ocorre da região da alta temperatura para a região de baixa temperatura pelo movimento cinético ou pelo impacto direto de moléculas, no caso de fluidos em repouso, e pelo movimento de elétrons no caso de metais. E a convecção ocorre sempre que um fluido escoa sobre uma superfície sólida que está a uma temperatura diferente do fluido. [1]
Devido à complexidade do estudo da transferência de calor por convecção, alguns números