Historia do Design
Luís XV quando criança, em 1712, vestido como uma menina. Na época, era costume vestir assim garotos muito novos da aristocracia.
ESTILO LUIS XV
O estilo de decoração e mobiliário Luís XV, desenvolveu-se na França entre 1730 e 1750-60, durante o reinado de Luís XV. Esse estilo é caracterizado pelos seus tons pasteis e linhas fluídas e graciosas do Rococó (palavra francesa que significa ‘concha’).
Alguns materiais que aparecem com freqüência no mobiliário são o mármore em tampos de mesas, diversos tipos de madeira com a nogueira e o carvalho e a lindíssima aplicação em bronze.
São utilizados também pés cabriolet (formato de ‘pé de cabra’), uso de conchas, flores e folhagens como ornamento e ausência quase total do uso de linhas retas.
Essa época de prazeres e alegrias estava intimamente ligada à figura feminina, tendo sido as mulheres motivos das maiores inspirações para a decoração na corte.
Neste período, ao contrário do que foi o império antecessor, as mulheres ganharam uma grande importância social e passam a participar não só das artes como também da literatura e da política
Na decoração deste estilo vê-se toda a originalidade, imaginação e espírito de invenção que dotou os artistas da época, utilizando graça,jovialidade,delicadeza e leveza das curvas a mão livre,assimétricas e alegres.
Nos interiores, o pé-direito reduz em altura e aplicam-se cores suaves e tons pasteis nas paredes. O mobiliário torna-se mais confortável pela redução para uma escala mais humana e as diferentes peças espalham-se por todo o espaço, convidando ao relaxamento e à intimidade.
Materiais: madeiras variadas, paineis de laca (resina de árvores), placas de porcelana e mármore (para tampos), aplicação de bronzes.
Elementos decorativos: fantasia de inspiração na natureza; desaparece a figura humana e animal em deterimento de motivos vegetais (flor com caule, de representação naturalista ou estilizada, sózinha, em ramos ou grinaldas, e folhagens