MOAGEM
INTRODUÇÃO A ESTE PROCESSO
INTRODUÇÃO
O projeto Onça Puma é uma nova planta de extração de ferro-níquel que produz 40.000 toneladas por ano de níquel a partir do minério laterítico. A planta é composta de duas linhas de produção cada uma com um secador rotativo, calcinador rotativo e um forno elétrico. As duas linhas de produção são alimentadas por uma única área de preparação de minério e são acopladas no final do processo em uma área de refino em comum.
A finalidade do sistema de preparação de carvão é aceitar o carvão conforme recebido e prepará-lo para o processamento. O carvão é utilizado para duas finalidades no processo. É usado como combustível nos secadores rotativos e nos calcinadores. É usado também como um redutor químico nos calcinadores rotativos.
O sistema começa com o recebimento de carvão na pilha de estocagem e termina em dois locais. O carvão a ser usado como redutor nos calcinadores deixa a área de preparação de carvão no transportador de alimentação do silo de carvão redutor. O carvão destinado como combustível deixa a área nos alimentadores Pfister.
BRITAGEM E PENEIRAMENTO
A finalidade da operação de britagem e peneiramento é fornecer carvão redutor suficiente para os calcinadores e carvão combustível suficiente para os calcinadores e para os secadores.
O carvão é recebido diariamente através de caminhões, na área de armazenamento de carvão. Os caminhões descarregam o carvão em uma pilha de estocagem de 30.000 toneladas. Pás carregadeiras administram a pilha de estocagem e fazem a retomada do carvão com uma taxa nominal de 1.154 t/d de material úmido. As pás carregadeiras carregam o carvão em duas tremonhas de retomada, onde o material passa através de peneiras quadradas de carvão indo para os alimentadores de correia da retomada de carvão. Os alimentadores de correia transferem o carvão para o transportador de alimentação do britador de carvão. O transportador de alimentação do britador de