Desintegração e Moagem
FACULDADE DE FARMÁCIA
RELATÓRIO I
DESINTEGRAÇÃO E TAMISAÇÃO
Carine Tasso
Caroline Dutra Magalhães
Franciane Lirio Pedroso
Lucas Nascimento
Mariana De Conto Fin
PORTO ALEGRE
18 de setembro de 2012
Protocolo da Obtenção de produção de pó a partir de folhas de Persea americana(abacateiro) Situação inicial: foi solicitado a Farmácia: “Operações Unitárias F. Ltda.” que realizasse a desintegração de folhas de abacateiro até dois estados de pó , moderadamente grosso e fino.
O procedimento deveria seguir todas as normas especificadas na RDC 67/2007 sobre boas práticas em farmácia de manipulação.
Para realizar o objetivo dispúnhamos dos seguintes equipamentos:
- Moinho de bolas
- Moinho coloidal
- Moinho de facas
- Moinho de superfícies planares
Raciocínio e Primeira Etapa: buscando verificar qual haveria de ter maior eficiência em nosso processo, realizou-se a tentativa de desintegração com cada um deles, excluindo o coloidal o qual realizamos apenas um teste de rotina para verificar sua integridade operacional uma vez que já sabíamos de sua característica fundamental de trabalhar apenas para emulsões e líquidos (matéria prima fluida e úmida); logo não se adequaria ao operação que desejava-se realizar. Mas para os demais equipamentos segue sua especificações, EPIs, peças que o compõem, EPCs, resultados obtidos e explicações gerais sobre os resultados obtidos.
Equipamento
Peças desintegradoras Força
Moinho Coloidal
Rotator e Estator
Corte e atrito
Moinho de Bolas
Bolas
Choque
Moinho de facas
Facas
Corte
Moinho de superfícies planas
Parafuso sem fim
Compressão
Peças que o
Compõem
Rotor que roda a alta velocidade e de um extrator com superfícies cônicas, funil de alimentação, retroalimentação Cilindro, bolas
(metade do volume do cilindro), manivela, tampa Facas ou lâminas, tampa, motor, tambor. Rodas, parafuso sem fim, manivela,