Desintegração mecânica de sólidos
Introdução:
A desintegração mecânica de materiais é produzida segundo os seguintes princípios:
* Compressão * Choque com compressão * Desagregação * Choque recíproco * Abrasão * Corte
A desagregação mecânica de materiais pode realizar-se tanto em ciclo continuo como intermitente. Ambos sistemas diferenciam-se não só quanto a instalação mas também quanto a granulometria que se obtém (NAVARRO, 1994).
Para que exista uma moagem eficaz é necessário que cada partícula rompa-se por meio de choque ou com órgãos móveis do equipamento. A medida que o processo avança será necessário um maior numero de choques o que faz com que a capacidade produtiva da máquina, medida em toneladas/dia, seja menor em equipamentos usados para moer um determinado material, entre ekes, podemos destacar como exemplo:
* Britadores giratórios; * Moinhos de cilindro; * Moinho de rolos; * Moinho de bolas * Galgas;
A razão de redução dos trituradores exprime-se, frequentemente, como a razão entre as malhas na entrada e as malhas na saída. Estas malhas determinam os diâmetros máximos da alimentação e do produto. Para ser mais informativo, é necessário especificar a distribuição de tamanhos na alimentação e no produto.
Objetivos:
a) Quantificar a influência do tamanho de partículas produzidas no tempo de processamento.
b) Quantificar a geração de superfície por unidade de massa após a desintegração mecânica.
c) Quantificar a superfície gerada por unidade de potência nominal do moinho.
Materiais
1. Grãos de soja 2. Série de peneiras Tyler 3. Balança analítica 4. Água 5. Balão volumétrico 6. Moinho
Procedimentos
1. Pesou-se o balão vazio. ; 2. Encheu-se o balão de água até o menisco; 3. Pesou-se o balão com a água; 4. Subtraiu o peso do balão com água pelo peso da do balão e da soja, encontrando assim a massa da água; 5. Encontrou-se o