Mecânica dos Sólidos
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
TIPOS DE ROCHAS
ORIGEM E FORMAÇÃO DOS SOLOS
Disciplina: Mecânica dos Solos
Orientador: João Carlos
PALMEIRA DOS ÍNDIOS – AL
ABRIL, 2014
LUIZ FELIPE FERREIRA DOS SANTOS
TIPOS DE ROCHAS
ORIGEM E FORMAÇÃO DOS SOLOS
PALMEIRA DOS ÍNDIOS – AL
ABRIL, 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. TIPOS DE ROCHAS 05
2.1 ROCHAS MAGMÁTICAS 05
2.2 ROCHAS METAMÓRFICAS 05
2.3 ROCHAS SEDIMENTARES 06
3. ORIGEM E FORMAÇÃO DOS SOLOS 07
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 09
1. INTRODUÇÃO
Rochas são determinadas como quaisquer aglomerados naturais sólidos, formados de um ou mais minerais. Representam bens minerais de importantíssimos para a humanidade e compõem parte essencial da crosta terrestre. Utilizadas das mais diversas maneiras, em especial, nas áreas de construção civil, brita, rocha ornamental, minério, na formação dos diferentes tipos de solo, dentre outros.
No estudo das rochas, é de estrema importância o conhecimento de seus minerais, uma vez que a mesma é constituída de um agregado de minerais essenciais e acessórios. A nomenclatura de uma rocha é dada por seus minerais essenciais, podendo ser consideradas monominerálicas ou pluriminerálicas.
A definição da palavra solo é distinta, variando de acordo com a área de conhecimento. O significado mais usual dado a esta palavra na língua portuguesa é o de "superfície" ou “chão”. A ABNT - NBR 6502 define solo como: "Material proveniente da decomposição das rochas pela ação de agentes físicos ou químicos, podendo ou não ter matéria orgânica."
Na agronomia, é considero solo, toda a parte agriculturável da crosta terrestre. Na Engenharia Civil trata-se do material natural que forma a crosta terrestre, de simples desmonte, principalmente após imersão em água. Na geologia este conceito de fácil ou não desmonte para caracterizar solo ou rocha não é aceito. Para um geólogo, o granito e o