Relatório Moagem
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Química
Laboratório Básico I
Engenharia de Alimentos
MOAGEM E SEPARAÇÃO GRANULOMÉTRICA
Professora: Lucineia.
Acadêmicos: Carolina Maestrello RA: 70311 Evandro Ricci RA: 65066 Victória Brancati RA: 69371
Maringá, 28 de Agosto de 2013
Objetivos
Tomar contato com um equipamento de redução do tamanho das partículas de um sólido (moagem) e caracterizar o material obtido por meio de análise granulométrica (peneiramento e pipeta de Andreasen).
Materiais e Métodos
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
Areia;
Balança;
Béqueres;
Estufa;
Cronômetro;
Moinho de cilindros;
Peneiras da série Mesh Tyler;
Pipeta de Andreasen;
Solução de Hexametafosfato de sódio a 0,1% em peso;
Vibrador de peneiras para análise granulométrica.
MÉTODOS
Moagem e Peneiramento
Pesou-se 1kg de areia grossa. Em seguida ela foi transferida ao moinho de cilindros e observou-se o processo de moagem da areia. Após isso, retirou-se uma amostra de 300g da areia moída para a separação e posterior caracterização da areia por meio do método do peneiramento.
Para o método do peneiramento, montou-se adequadamente o conjunto de peneiras de acordo com a sequência MESH Tyler (80, 100, 115, 170, 250 e fundo da peneira). Após a montagem, peneirou-se a massa da amostra de areia moída. Realizou-se peneiramento, com auxílio do vibrador de peneiras (figura 2.1), até obter-se massa constante de areia em cada peneira, sendo que cada sessão de peneiramento durava 20 minutos, e pesou-se cada peneira após cada sessão.
Pipeta de Andreasen
Pesou-se 8g de areia moída com tamanho menor que 400 mesh. Em seguida, preparou-se a suspensão a ser caracterizada, adicionou-se a massa de