Análise Organizacional
1. Caracterização da Organização
A organização escolhida para compararmos o aprendizado da teoria vista na disciplina de Análise Organizacional é uma organização formal, a Prefeitura Municipal, e por ser um órgão grande, com prédios espalhados pela cidade, resolvemos analisar o centro administrativo, onde ficam as secretarias da fazenda, administração, indústria e comércio, planejamento e o gabinete do prefeito.
A prefeitura é um órgão público da esfera municipal e presta serviços à população, como por exemplo, emissão de alvarás, licenças e certidões, mediante pagamento de taxas; também á responsável pela cobrança de impostos municipais, entre eles o IPTU, ISSQN, ITBI, e de contribuições e melhoria. Essas receitas públicas devem retornar para a sociedade na forma de prestação de serviços públicos, como disponibilização de postos de saúde, escolas para educação infantil e ensino fundamental, limpeza urbana, coleta de lixo, etc.
2. Cultura Organizacional
2.1 Variáveis Externas
“Para Schein a liderança é o processo fundamental pelo qual a cultura organizacional é formada e mudada e até mesmo destruída”(texto Cultura e Organização, prof. Márcio Bauer). A troca de liderança na prefeitura pode mudar muito sua cultura. A visão de variável externa da cultura, aqui, pode ser exemplificada com a mudança de governo, quando um partido de oposição ao que estava no poder assume a organização. As pessoas que passam a dirigir a organização trazem consigo a cultura do seu partido político, dessa forma são introduzidos na organização novos valores, comportamentos, ideologias, que modificam os aspectos culturais que antes estavam presentes. Há partidos mais voltados para a assistência social, outros mais capitalistas que buscam o desenvolvimento econômico, outros prezam mais a ecologia e meio-ambiente, são vários vieses que podem trazer novas características culturais à organização. Outra