Mmpi-2
1. INTRODUÇÃO
1. PROPÓSITO DO MMPI – 2
O Inventário Multifásico de Personalidade de Minnesota (Mmpi-2) é um teste de amplo espectro desenhado para avaliar um grande número de padrões de personalidade e transtornos emocionais. Pode ser aplicado individualmente ou em grupo. É necessária uma compreensão da leitura de nível primário assim como um nível satisfatório de cooperação e compromisso para se responder ao questionário completo. O teste proporciona controlos internos para o caso de estes requisitos básicos não serem satisfeitos. O MMPI-2 proporciona scores objectivos e perfis determinados, a partir de escalas nacionais bem documentadas. Os resultados de anos de investigação acerca das escalas que compõem o MMPI e dos seus padrões de inter-relação, estão disponíveis de forma a guiar a interpretação das pontuações do MMPI-2. A literatura sobre a investigação do MMPI proporciona dados abundantes sobre o modo como o MMPI-2 pode ser aplicado, em inúmeros campos de avaliação.
2. DESENVOLVIMENTO DO MMPI ORIGINAL
O questionário foi desenvolvido por Hathaway e McKinley, no Hospital da Universidade do Minnesota com grupos de não-pacientes, isto é, sujeitos que não precisavam de cuidados médicos, mas que estavam no hospital para acompanhar amigos ou parentes. Disponibilizaram-se em regime de voluntariado, para fazer o teste, ocupando assim o seu tempo de espera.
Estes não-pacientes eram representativos da população adulta do estado do Minnesota durante os anos 30: sendo a maioria casada, com idades entre os 16 e os 65 anos (idade média de 30 e poucos anos), viviam em pequenas cidades ou áreas rurais e com um nível de escolarização correspondente ao 8ºano.
Hathaway e McKinley começaram a trabalhar neste teste, em finais de 1930, com ajuda financeira da Universidade do Minnesota. Os autores obtiveram ideias para os potenciais itens a partir de muitas fontes: numerosos textos de