Trabalho de psicologia aplicada ao direito
Duas perspectivas significativas estabeleceram o campo da psicologia da personalidade e apresentaram algumas questões-chaves para a pesquisa atual: * A teoria psicanalítica de Freud propôs que a sexualidade infantil e as motivações inconscientes influenciassem a personalidade. * A abordagem humanista enfocou nossa capacidade interior para crescimento e a auto- realização.
A Perspectiva Psicanalítica
Para adentrarmos nesta pesquisa, é necessário que entendamos as ideias de Freud visto que este foi o principal iniciador desta tese.
Freud ficou estereotipado como um Deus da história da psicologia por todas as suas descobertas e feitos. Diante disso, se for realizada uma pesquisa onde se pergunta o nome de um notável psicólogo falecido 9 entre cada 10 pessoas citarão Freud. Então, para entendermos o que virá à frente, é necessário que saibamos um pouco sobre este profissional inconfundível.
Desde muito novo Freud já mostrava-se independente, dono de uma mente brilhante e de uma memória prodigiosa. Frequentou a escola de medicina e, após sua formatura, iniciou suas atividades clínicas em seu consultório particular onde especializou-se em transtornos nervosos e dai partiu seu faro pesquisador, pois, a partir de então começou a pesquisar casos de pacientes cujos transtornos não faziam sentido. Com a experiência que foi adquirindo com o passar do tempo sua mente fustigou, e então, decidiu compartilhar suas ideias publicando 24 volumes entre o período de 1888 a 1939. Após seu primeiro livro, A interpretação dos sonhos(1990), teve um público misto variando desde os seguidores dedicados aos críticos. Vamos nos abster de uma visão dedicada a entender o que se passava na cabeça de Freud para compreendermos melhor suas ideias com foco na teoria psicanalítica, a primeira teoria abrangente da personalidade humana.
Explorando o Conceito de Inconsciente
Será que alguns transtornos neurológicos podem ter causas