Som e audição
Introdução
A produção, a propagação e a percepção do som envolvem conceitos físicos, biológicos, artísticos e psíquicos que perpassam todas as áreas do conhecimento humano. Talvez por isso o som seja um tema naturalmente fascinante para ser estudado em sala de aula, pois facilmente permite a inclusão dos saberes e habilidades dos alunos, muitos dos quais tocam algum instrumento musical . Nesse trabalho será apresentado os seguintes temas : O som que agita o ar , Velocidade do som , o som & a audição , as qualidades do som e reflexos sonoros [ eco ] .
O som que agita o ar
Quando damos um grito, batemos palmas ou fazemos qualquer outro som, as vibrações que produzimos se espalham pelo ar para todos os lados, como as ondas que se formam em um lago, quando jogamos uma pedra na água. O som se espalha pelo ar sob a forma de ondas sonoras.
No caso das ondas da água, quando uma pedra cai na água, ela movimenta a água contra a qual ela colide. O movimento dessa água perturba as regiões próximas, depois essas perturbam as regiões seguintes, e assim o movimento da onda vai passando de um ponto para o próximo ponto.
No caso de ondas no ar, quando um objeto vibra, ele faz o ar próximo a ele vibrar. A agitação desse ar próximo ao objeto produz uma agitação do ar vizinho, e este por sua vez agita a camada seguinte, e assim por diante.
As ondas sonoras são invisíveis e muito rápidas, mas não são instantâneas. O som demora certo tempo para ir de um lugar até outro. O som tem uma velocidade de cerca de 330 a 360 metros por segundo no ar. Isso significa que, se observarmos o clarão de um raio e dois segundos depois ouvirmos o seu trovão, esse raio ocorreu a uns 700 metros de distância. Uma grande explosão poderia ser ouvida, depois de um minuto, a uma distância de 20 quilômetros.
Os sons vão se tornando cada vez mais fracos quando nos afastamos do objeto que está produzindo o som, porque as ondas sonoras se espalham para todos os