Responsabilidade social
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA ADMINISTRATIVA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
RESPONSABILIDADE SOCIAL: Menos markenting e mais ações
Aluno: Joanna Rocha Silva Nunes
Disciplina: Metodologia Científica
Professor: Vicente Moro
Natal, 14 de maio de 2013
Amoroso,Sergio.Responsabilidade social: menos marketing e mais ações. Disponivel em:
Acesso em:12 maio,2013
1.0 Desafios sociais e de distribuição de renda:O Brasil sofreu quase 30 anos de ditadura, o que feriu os direitos de cidadania de maneira atroz. No entanto, outros fatores da estrutura social continuam ferindo os direitos do cidadão. Entre eles, a injusta distribuição de renda, terríveis desigualdades sociais, assustadores índices de analfabetismo, um deficiente sistema de saúde…
2.0 Terceiro setor: A partir dos anos 80 nascia, bem devagarinho, um conjunto de iniciativas privadas de caráter público, sem fins lucrativos, sem discurso partidário, conhecido como "terceiro setor".
3.0 Estado e empresas:Enquanto o "terceiro setor" engatinhava, o Estado arrastava-se entre problemas econômicos e o empresariado começava a entender seu papel social. Era o início de uma política de responsabilidade social dentro das empresas. O 2º Setor tornava-se, então, parceiro e co-responsável pelo desenvolvimento social com projetos em diversas áreas: educação e cultura, saúde e prevenção, promoção social e capacitação , ecologia e preservação, etc.
4.0 Estado,empresas e terceiro setor: Na década seguinte, tornou-se óbvio o que sempre fora evidente: nenhum setor tinha estrutura para agir sozinho nessa tarefa de equacionamento dos problemas sociais. À medida que espaços eram criados para "liberdade", "solidariedade", "cidadania", "bem-estar", entre outros, o Estado, o mercado e o terceiro setor ensaiavam um novo tipo de relação. A extrema necessidade