Mkt Social BB
Segundo Kotler (1999), existem inúmeras definições para marketing, mas ele estabelece uma distinção entre definições de marketing social e gerencial. Para a definição social, Kotler (1999, p. 30) conceitua marketing como: “Processo social por meio do quais pessoas ou grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. De acordo com esse conceito, entende-se que o marketing está voltado para atender às necessidades humanas e sociais de forma lucrativa e oferecendo valor para as pessoas.
“Administração de Marketing é o processo de planejar, e executar a concepção, a determinação de preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar negociações que satisfaçam metas individuais e organizacionais”. Esse conceito explora mais o lado comercial e administrativo do marketing.
O marketing pode ser entendido como a satisfação das necessidades dos clientes. A propaganda é apenas uma das ferramentas do composto de marketing que atua em conjunto com outras ferramentas para atender o mercado.
Na questão da responsabilidade social, é observado o questionamento de pessoas em relação à orientação inadequada do marketing, em uma época de deterioração ambiental, fome, miséria e serviços sociais negligenciados. Questiona-se então se empresas fazem um bom trabalho para a satisfação de seus clientes e agem com melhores interesses em longo prazo dos consumidores e da sociedade. Avaliando essa realidade e o fato de que as empresas são criticadas por satisfazerem desejos de clientes com custos para a sociedade torna–se necessário a orientação do marketing para causas sociais.
A orientação do marketing social é definida por Kotler (2005 p.18)