Mkt de guerrilha
Por princípio, as ferramentas de Marketing de Guerrilha são utilizadas por empresas menores com o objetivo de combater grandes concorrentes ou simplesmente sobreviverem. O Marketing de Guerrilha, como descrito por Jay Conrad Levinson no seu popular livro Guerrilla Marketing de 1982, utiliza-se de maneiras não convencionais para executar suas atividades de marketing e com orçamentos “apertados”. Levinson diz que pequenas empresas empreendedoras são diferentes de empresas grandes. Ele menciona um artigo da Harvard Business Review de Welsh e White que diz que pequenos negócios não são versões menores de um negócio grande. Por causa da falta de recursos dos pequenos negócios, estes precisam utilizar diferentes tipos de estratégias de marketing e táticas.
Porém, na atual sociedade saturada de comunicação, grandes empresas começam a utilizar o Marketing de Guerrilha em seu mix de marketing para atingirem os corações e mentes de seus públicos-alvo e trazerem atitude para suas marcas.
Quando o impacto é grande, o conteúdo é espontâneo
Ações de marketing de guerrilha acontecem fora das mídias convencionais justamente com o objetivo de surpreender o público e gerar conteúdo espontâneo nas mídias sociais. Por esse motivo, precisam "sair do quadrado", ser criativas, extremamente originais e impactantes.
As estratégias de Marketing de Guerrilha mais conhecidas são, desde o uso de blogs como fonte de informação, às táticas de guerrilhas, dentre elas, a emboscada, o marketing invisível, as intervenções urbanas, a astroturfing , o marketing viral, entre outros.
Quando utilizar Marketing de Guerrilha? Simplesmente quando se deseja gerar atenção do consumidor e envolvê-lo. A grande diferenciação esta na capacidade de fazer com que o consumidor participe da experiência e interaja nas ações. As ações devem traduzir uma mensagem diferenciada, que possibilite Entreter o consumidor,diferentemente das mídias tradicionais. E como medir o alcance da ação? Vai