Fraldas descartaveis
Antes de operar a máquina é necessário preparar previamente as matérias-primas para consumir em lotes de acordo com o esquema de fabricação.
Relacionamos abaixo as matérias-primas utilizadas na fabricação de fraldas, para melhor familiarização dos nomes e uso das mesmas.
Manta de celulose e gel – Utilizada como recheio da fralda com finalidade de absorver os líquidos.
Filtrante – Tecido especial permeável, utilizado para evitar o contato direto da pele sobre a manta e o polietileno.
Polietileno (plástico) – É utilizado como elemento impermeável e no qual é passada a cola para fixar tanto o filtrante como a manta de celulose.
Adesivo Hot Melt (cola em barra/sachet) – A cola deve abastecer o coleiro ou pré-coleiro para ser derretida. Sua finalidade, após ter sido derretida é formar no polietileno trilhas para fixação do filtrante, elástico e manta.
Fita Adesiva Reposicionável – Utilizada uma tira de cada lado da fralda para fixação no corpo.
Fita Adesiva Decorativa (para fralda infantil) – Utilizada na frente da frente com o intuito de decorar a fralda.
Elástico de caixa (6 Pontas) – Para ser colocada na fralda, com 03 pontas de cada lado, para franzir e ficar justo nas laterais da fralda.
Processo de Fabricação:
Existem três tipos de processos para a fabricação das fraldas descartáveis, que são:
- Processo Manual
Entre um eixo de arruelas e um eixo dosador de cola irá passar o polietileno que já com cola irá permitir que o elástico a manta e o filtrante se aderem a ele – perfazendo a fralda em si.
Será colocada a manta de celulose, manualmente, sobre o polietileno e puxar em seguida para que o filtrante cubra o polietileno e a manta. Após fabricar os tamanhos desejados, cortar as medidas estabelecidas pelo molde.
Colocar as fitas adesivas decorativas e reposicional.
Pulverizar com a ajuda de um spray a colônia para dar cheiro à fralda;
Dobrar e embalar.