MIZUKAMI SLIDES
DO PROCESSO
Maria da Graça Nicoletti Mizukami
ABORDAGEM TRADICIONAL
Características Gerais
Considera-se aqui uma abordagem do processo ensino-aprendizagem que não se fundamenta implícita ou explicitamente em teorias empiricamente validadas, mas numa prática educativa e na sua transmissão através dos anos. Este tipo de abordagem inclui tendências e manifestações diversas.
Trata-se de uma concepção e uma prática educacionais que persistiram no tempo, em suas diferentes formas, que passaram a fornecer um quadro referencial para todas as demais abordagens.
ABORDAGEM TRADICIONAL
Homem
Receptor passivo; irá conhecer o mundo em que está inserido através de informações que lhe são fornecidas. Quando repleto de informações, pode repeti-las a outros que ainda não as possuam.
Em posse dessas informações, pode ser eficiente em sua profissão.
ABORDAGEM TRADICIONAL
Mundo
A realidade é transmitida ao ser humano através da Educação formal: família e igreja. O mundo é externo a ele; e é compreendido por meio de modelos
(informações adquiridas através dos séculos). Dessa forma, tem uma maior compreensão e domínio do mundo.
ABORDAGEM TRADICIONAL
Sociedade-cultura
Os tipos de sociedade e cultura utilizados nesse tipo de ensino são os mais diversos. Esse ensino está ligado aos valores utilizados na sociedade em que está inserido. As provas e exames são necessários para que se tenha a constatação que o mínimo de conhecimento cultural foi atingido. A reprovação acontece quando esse mínimo não é atingido e o diploma fica como papel de mediador entre a formação cultural e o desempenho das funções sociais.
Essa educação se baseia em depositar informações, tendo assim uma visão individualista da educação.
ABORDAGEM TRADICIONAL
Conhecimento
Conhecimento não é acúmulo de informação, é atividade de incorporação de informações sobre o modo físico social do mais simples ao mais complexo. Para simplificar a realidade há uma decomposição do conhecimento,