Comunicação e convivência
Pedro Henrique Donato Torres
Comunicação e convivência no trabalho
No campo profissional, para maioria das pessoas alcançar uma convivência saudável no local de trabalho e sentir-se bem e satisfeito com o ambiente e os colegas é um grande desafio. A importância de mantermos uma boa comunicação e convivência no ambiente profissional é diretamente proporcional à importância do sucesso da empresa.
Se não houver cooperação entre os funcionários, conflitos pequenos podem tomar grandes proporções e o rendimento empresarial pode decair. Sem bons resultados a empresa não cresce e a insatisfação e a frustração de cada um só aumentam o que perpetua a situação negativa. Quem se relaciona bem tem mais facilidade para trabalhar em equipe, atender, conquistar e fidelizar um cliente, liderar uma equipe, obter a colaboração das outras pessoas, fazer networking… E eu não me refiro aos relacionamentos virtuais, de amigos no Facebook, de seguidores no Twitter. Falo de relacionamento profissional, de convivência com chefe, colegas, fornecedores, parceiros, com o público.
O desafio dos relacionamentos no trabalho é que precisamos conviver bem com as pessoas apesar das diferenças de opinião, de visão, de comportamento, de formação, de cultura, de nacionalidade.
É necessária uma consistência no diálogo a fim de garantir uma troca especial de experiências, respeitando as diversidades e tendo consciência de que as mesmas podem caminhar juntas, promovendo o intercâmbio de idéias e a cooperação.
Para lidar melhor com todas as situações do dia-a-dia do ambiente de trabalho é essencial, ser paciente, aceitar as idéias dos outros, não criticar os colegas, saber dividir as tarefas, trabalhar, ser participativo e solidário, dialogar.
Quando a uma boa comunicação e uma tranqüila convivência no ambiente de trabalho tudo caminha com mais facilidade, as pessoas produzem mais, as idéias sujem com mais freqüência e empresa cresce e o profissional junto.