Mitocôndrias e peroxissomos
Biologia Celular Aplicada à Medicina
Aluno(a): Larissa Cristelli de Sena
Professor(a): Dra. Elizete Rizzo
MITOCÔNDRIAS E PEROXISSOMOS
1.MITOCÔNDRIAS
1.1 Morfologia e Funções
A principal função das mitocôndrias é gradualmente liberar energia das moléculas de ácido graxo e glicose, produzindo calor e ATP.
Elas são usualmente retratadas como estruturas cilíndricas densas e alongadas com um diâmetro de 0,5 a 1 micrômetros, semelhantes a bactérias. Cada mitocôndria é envolvida por duas membranas altamente especializadas, que possuem funções bem diferentes.
Figura 1: Microscopia eletrônica de transmissão mostrando uma mitocôndria
A membrana externa é rica em colesterol e contém moléculas de porinas, um tipo de proteína transportadora que permite a passagem de diversos tipos de moléculas de peso inferior a 5 quilodáltons. Já a membrana interna é rica em cardiolipina, fosfolipídio com quatro ácidos graxos que contribui para dificultar a passagem de partículas de carga elétrica para a matriz mitocondrial, onde perturbariam o gradiente que gera o fluxo de prótons e a captação de energia no ATP.
A membrana interna apresenta invaginações, normalmente em forma de prateleiras, formando as cristas. Isso contribui para o aumento da superfície dessa membrana. Nas células produtoras de esteroides, as cristas podem ter a forma de tubos, o que determina o aparecimento de estruturas circulares no interior das mitocôndrias, quando estudadas em corte.
Diversos tipos de proteínas constituem a membrana mitocondrial interna, que configura a membrana celular mais rica em proteínas. Nesse sentido, destacam-se:
Proteínas e enzimas que constituem a cadeia transportadora de elétrons
Proteínas dos corpúsculos elementares, com atividade de ATP-sintetase
Proteínas que participam de diferentes sistemas de transporte ativo.
As membranas externa e interna delimitam dois compartimentos mitocondriais: a matriz interna e o estreito espaço intramembranoso. A