anabolizante
O termo anabolizante significa substância que faz anabolismo, isto é, crescimento. Em geral, são hormônios sintéticos fabricados a partir do hormônio sexual masculino, testosterona. Quem os toma terá aumento no tamanho dos músculos, força física e aumento da resistência. Há alguns anos essas drogas eram utilizadas somente para tratamento de algumas disfunções hormonais ou desgaste muscular. Hoje em dia são bastante conhecidas por atletas e fisiculturistas. As pessoas que fazem uso deste tipo de droga estão em busca de um corpo sarado, redução da gordura corporal e melhor desempenho nos esportes. Os anabolizantes podem ser encontrados nas formas de comprimidos, cápsulas ou injeções intramusculares.
Podem ser classificados em androgênicos e corticóides. Aqueles usados indevidamente são, na maioria, esteróides androgênicos (que agem como testosterona). Os esteróides usados para tratamentos de reações inflamatórias são os corticóides e todos têm diferentes graus de efeitos anabólicos. Os esteróides androgênicos, secretados pelas glândulas supra-renais ou pelos testículos, são hormônios sexuais masculinos, que incluem a testosterona, a diidrotestosterona e a androstenediona.
A produção normal no homem adulto é de cerca de 4 a 9mg por dia, podendo ser aumentada pelo estímulo do exercício físico intenso. As mulheres produzem somente entre 0,5mg 1,0mg/dia de testosterona, daí a dificuldade em adquirir massa muscular.
Efeitos
O uso de anabolizantes gera efeitos colaterais, tanto em homens como em mulheres. A relação de efeitos colaterais indesejáveis é muito extensa:
Nos homens
Os efeitos colaterais causados pelos anabolizantes nos homens são:
• Alargamento do pênis;
• Depois, atrofia do pênis;
• Atrofia de testículos;
• Ginecomastia (desenvolvimento das mamas nos homens - muitas vezes irreversível);
• Necessidade frequente de urinar;
• Diminuição da produção de espermatozoides;
• Perda dos pelos;