Mitocôndrias, Cloroplastos e Peroxissomos
1) Os cloroplastos, assim como as mitocôndrias, também são derivados de bactérias autotróficas que entraram em simbiose com eucariotos ancestrais. Quais são as evidências dessa origem evolutiva?
Alguns aspectos que favorecem essa teoria são:
- a dupla hélice de DNA encontrada em mitocôndrias é circular, como ocorre em bactérias;
-o aminoácido iniciador da síntese de proteínas em mitocôndria é o formil-metionina, da mesma forma que ocorre em bactérias;
-a organização de seus genes lembra a de bactérias;
-seus ribossomos são semelhantes aos de bactérias;
-a organização de suas membranas tilacóides assemelha-se à da membrana de bactérias autotróficas, com semelhanças entre os complexos captadores de luz.
2) As duas membranas que compõem a mitocôndria diferem-se quanto à composição e quanto à função. Cite e explique essas diferenças.
Membrana Mitocondrial Externa: é composta por cerca de metade de lipídios e metade de proteínas, contêm porinas que tornam a membrana permeável a moléculas com pesos moleculares tão elevados como 10,000. A respeito disso, a membrana externa é similar à membrana externa das bactérias gram-negativas.
Membrana Mitocondrial Interna: É muito menos permeável, é de cerca de 20 por cento lipídios e 80 por cento proteínas - uma proporção maior de proteína do que a existente em outras membranas celulares. A área de superfície da membrana interna é bastante aumentada por um grande número de invaginações, ou cristas, que se projetam para a matriz, ou espaço central. É nessa membrana que se encontram as proteínas da cadeia transportadora de elétrons e a famosa bomba de prótons.
3) Esquematize as estruturas de uma mitocôndria. (membranas e compartimentos internos)
Esse é um exemplo do que vocês tem que desenhar:
4) A mitocôndria é responsável pela geração da maior parte da energia útil derivada da quebra de lipídeos e carboidratos. Descreva as etapas realizadas