Mitocôndria
INTRODUÇÃO:
Todas as células e organismos podem ser agrupados em duas classes principais que diferem no mecanismo de obtenção de energia para sustentar seu próprio metabolismo. Na primeira classe, denominada de autotrófica, CO2 e H2O são transformados através do processo de fotossíntese na molécula orgânica elementar de glicose, a partir da qual são formadas moléculas mais complexas. A segunda classe de células, são chamadas de heterotróficas, pois obtêm energia a partir de diferentes nutrientes(hidratos de carbono, gorduras e proteínas), sintetizados por organismos autotróficos.
A energia contida nessas moléculas orgânicas é liberada principalmente pela combustão com o O2 da atmosfera num processo denominado de respiração aeróbica. A liberação de H2O e CO2 pelos organismos heterotróficos completa este ciclo energético.
A transformação celular de energia ocorre com a intervenção de dois principais sistemas de transdução(isto é, sistemas que promovem transformação de energia), representados pelas mitocôndrias e cloroplastos. Estas duas organelas funcionam sob alguns aspectos, em direções opostas. Os cloroplastos, presentes somente em células vegetais, são especialmente adaptados para capturar a energia da luz solar e transformá-la em energia química, que é armazenada em ligações covalentes entre átomos de diferentes nutrientes ou moléculas fornecedoras de energia. Por outro lado, as mitocôndrias são "as organelas produtoras de energia", que, através da oxidação, liberam a energia contida nas moléculas de nutrientes energéticos. A principal função dos cloroplastos é a fotossíntese, enquanto que a das mitocôndrias é a fosforilação oxidativa. A fotossíntese é uma reação endergônica, o que significa que ela captura energia, enquanto a fosforilação oxidativa é uma reação exergônica, isto é, libera energia para o sistema.
HISTÓRICO CIENTÍFICO:
As mitocôndrias (do Grego μίτος ou mitos (fio/linha) + χονδρίον ou "chondrion" ,grânulo), foram