Misturas
Sabe-se que uma substância pura, como a água, apresenta em seu diagrama de mudanças de estado físico dois patamares. Um indica o Ponto de Fusão e o outro, o Ponto de Ebulição. Já uma mistura comum, como de água com açúcar não apresenta nenhum patamar, pois esta mistura não apresenta nenhuma temperatura específica de mudança de estado físico.
Gráficos de mudança de estado físico (da esquerda para a direita) da água: dois patamares; e de uma mistura comum: nenhum patamar.
No entanto, existem misturas que apresentam apenas um patamar, indicando que elas possuem um ponto de fusão ou um ponto de ebulição fixo. Estas misturas são as misturas eutéticas e azeotrópicas.
• Mistura Eutética: Uma mistura eutética tem o comportamento igual ao de substâncias puras quando submetidas à fusão, apesar de serem formadas por dois elementos ou compostos distintos. Em se tratando de fusão, logo percebemos que diz respeito à substâncias sólidas.
Exemplos: Liga metálica feita de 40% de cádmio e 60% de bismuto forma uma mistura eutética com ponto de fusão constante igual a 140°C, estanho e chumbo (solda), sal de cozinha e gelo. Se fosse uma mistura comum, um dos ingredientes iria se fundir primeiro, mas neste caso o ponto de fusão é o mais baixo possível, e todos seus constituintes cristalizam simultaneamente a partir do líquido. Ou seja, o ponto de fusão de uma mistura eutética é inferior às temperaturas de fusão de cada componente da mistura.
• Mistura Azeotrópica: As misturas azeotrópicas se caracterizam pelo comportamento diferenciado quando submetidas à ebulição. Tomemos por exemplo a água (substância pura). A temperatura de ebulição (TE) da H2O é 100 °C, mas o que acontece se acrescentramos a ela outra substância, como por exemplo, o açúcar? Teremos uma mistura homogênea cujo ponto de ebulição não será constante, tudo porque a TE desses dois componentes se diferem. A água pura tem sua TE menor que a mistura.
Em se tratando