Analise e desenvolvimento de sistemas
Professor
Tema da Aula
Tipo de Aula
Data
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
IVANIR COSTA
CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
AO VIVO
06/08/2012
UM HOSPITAL E SEU SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Situação: Numa determinada cidade de aproximadamente 300.000 habitantes localizada em uma grande região metropolitana do País, a demanda por serviços médicos e hospitalares só tem crescido. Nos últimos dois anos, o principal hospital da cidade, HOSPITAL SÃO LUCAS, registrou um aumento no número de atendimentos de urgência/emergência da ordem de 15%.
As demandas por consultas médicas das mais diversas especialidades também tiveram um incremento, só que da ordem de 20%. O Hospital São Lucas é privado e atende pacientes oriundos de diversos convênios médicos, mas também recebe uma demanda de pacientes do
Sistema Único de Saúde (SUS). Como as vendas de planos de saúde só têm aumentado e existe a perspectiva de fechamento de um hospital na cidade, a demanda do hospital continuará em ascensão.
Para conseguir suportar todo este crescimento, a alta direção do Hospital quer resolver de vez os problemas na gestão da informação na organização. Dentre estes problemas, os mais graves apontados pelos gestores do hospital são:
Falta de um histórico consistente dos pacientes que foram atendidos no hospital;
Armazenamento de dados de pacientes em papeletas de consulta, sem a existência de um sistema informatizado;
Triagem inicial muito lenta nos atendimentos de urgência/emergência por parte da recepção, devido excessivo trabalho manual de preenchimento de fichas de pacientes por escrito. Falta de controle e gestão nos suprimentos (remédios e outros materiais de consumo do hospital) que os médicos e enfermeiros utilizam nos dia-a-dia de suas atividades com os pacientes. O hospital possui apenas um funcionário na área TI (o famoso “faz tudo”) e um sistema de informação que cuida apenas de informações financeiras.
Questão: O processo de tomada de decisão