Misticismo na Idade média
A concepção de mundo na idade media era interessante, as florestas para os homens medievos era a representação de perigo, pois acreditavam que as florestas representavam os perigos do mundo, acreditavam que nas florestas se encontravam animais ferozes e monstros abomináveis, sem contar com a presença das bruxas. Superstições a parte, a Idade Media foi o tempo da fé. Na Idade média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso., a Igreja Católica experimentou seu momento de maior poder e expressão na sociedade. Possuidora do poder espiritual influenciava no modo de pensar e agir das pessoas, na política e na organização social, além de deter o poder econômico. Aqueles que se afastassem de suas normas sofreriam punições.
A igreja Católica contava com vários métodos de convencimento dentre eles a pregação, a excomunhão e a “aniquilação do inimigo”. O Cristianismo é, até hoje, baseado em um dualismo: o bem e o mal.
No imaginário religioso pregado pela igreja era proibido escolher. E era considerado herético aquele que questiona o cristianismo. A ideia do herético era associada à ideia de bruxaria.
“Nos textos medievais, desde muito cedo o herético é identificado como um louco, e a heresia considerado sinônimo de insanidade.
Não menos rara é a relação entre heresia e imoralidade, comportamento sexual aberrante, distanciamento do sistema de gestos, de atitude, de pensamento dos demais membros da comunidade.”1 1
Os heréticos não abandonava a fé, ao contrario ele apenas interpretar as de maneira diferente, pretendendo restaurar a mensagem divina original.