Teocentrismo e Misticismo
Introdução
O teocentrismo nada mais é que Deus acima de qualquer coisa na terra . A idade media foi um período em que retrata muito bem o teocentrismo.
Alem do teocentrismo , temos o misticismo que é um tipo de religião , de acordo com Jakob Bohme , que fazem um tipo de contemplação para designar a experiência mística.
O que é teocentrismo?
Teocentrismo (do grego theos, "Deus"; e kentron, "centro") é a filosofia ou doutrina que considera Deus o fundamento de toda a ordem no mundo. Nesta visão, o significado e o valor das ações feitas às pessoas ou ao ambiente são atribuídos a Deus. Os princípios do teocentrismo, como a humildade, o respeito, a moderação, a abnegação e a atenção, podem levar a uma forma de ambientalismo. A Idade Média pode ser denominada teocêntrica porque todas as suas ideias giravam em torno de Deus, o Deus da Revelação judaico-cristã e não o "Deus do filósofos"
Teocentrismo, renascimento cultural
O teocentrismo Medieval significava que a religião era a coisa mais valiosa na vida das pessoas. Todos obedeciam a igreja porque acreditavam que só ela tinha autoridade para dizer o que era verdade ou mentira neste mundo. Sendo assim o teocentrismo medieval significava que a religião era a coisa mais valiosa na vida das pessoas. Todos obedeciam cegamente à Igreja porque acreditavam que só ela tinha autoridade para dizer o que era verdadeiro e falso neste mundo. Na Idade Média, a vida cultural estava dominada pela Igreja. A maioria dos intelectuais e das pessoas alfabetizadas pertencia a Igreja. Quase todos os livros escritos e obras de arte eram sobre temas religiosos.
Deus acima de