missão, visão e valores
Observe que o ciclo explica quais os 4 pontos que estruturam a VISÃO E ESTRATÉGIA do nosso negócio.
Um a um, podemos traduzir que:
1) FINANCEIRO: qual a estratégia a ser utilizada para ter reconhecimento no mercado? Qual a mais apropriada e que forneça menos prejuízo em valor monetário para nossa empresa. Insere-se no PLANEJAMENTO da organização.
2) PROCESSOS INTERNOS DO NEGÓCIO: como devemos atuar a fim de trazer mais clientes e fazê-los satisfeitos em adquirir nosso produto? Como agiremos para FIDELIZÁ-LOS? Em que nos ESPECIALIZAREMOS no mercado para gerar uma vantagem sobre as outras empresas do mesmo ramo? Poderíamos enquadrar no PLANEJAMENTO, MISSÃO, VISÃO E VALORES.
3) APRENDIZADO E CRESCIMENTO: aceitar a MUDANÇA com o intuito de prosperar a organização. Processo para alcançar a VISÃO, isto é, os desejos futuros para a organização.
4) CLIENTE: como nossa empresa será vista pelos clientes. Qual será o conceito que atribuirão à nossa organização. Motivo para fortalecer os VALORES da organização, e, portanto, alcançar a VISÃO da empresa.
MISSÃO, VISÃO E VALORES
Nesta imagem observamos que a empresa XYZ, com desenvolvimento de atividades no exterior, possui na entrada da empresa um quadro com MISSÃO, VISÃO E VALORES (PRINCÍPIOS).
A importância de se ter clara a missão, visão e princípios para os colaboradores é de deixá-los cientes sobre a empresa, o que ela objetiva, a força que a rege. Dessa forma os funcionários ingressarão no propósito da empresa, e executaram suas atividades com total qualidade.
É claro que teoricamente falando esse processo parace ser fácil de alcançar. Aí é que entra a MOTIVAÇÃO sobre o trabalhador, a RELAÇÃO TRANSPARENTE, o INVESTIMENTO