miss
Os dados obtidos com o cromatógrafo líquido foram tratados utilizando-se o programa Oringinpro 8. Os picos dos analitos cafeína, acido acetilsalicílico e paracetamol estão identificados na tabela X. O pico do analito paracetamol foi encontrado por dedução, comparando-se os picos presentes nos analitos sozinhos e no mix , observando-se qual pico não foi encontrado anteriormente nos analitos sozinhos.
Tabela X- Identificação dos picos dos analitosAnalitoPicos encontrados (min)
Acido acetilsalicílico 5,45 e 8,98
Cafeína 4,09
Paracetamol3,42
Existem vários parâmetros cromatográficos a serem considerados nesta técnica. Foram calculados os parâmetros Rs, N, H, k e α da solução de 100mg/L.
Parâmetro RsEste parâmetro, também conhecido como R, é o fator de resolução. Ele é calculado de acordo com a formula abaixo:
Sendo tr o tempo de retenção e W se trata da altura do pico.[1]
Parâmetro N O parâmetro N representa o número de pratos teóricos que pode ser encontrada por análise de um pico após a eluição cromatográfica, de acordo com a formula abaixo:
Parâmetro H
H é a altura equivalente a um prato teórico , e por isso tambem é conhecido como HETP, pode ser calculado de acordo com a formula abaixo:
Na qual L corresponde ao comprimento da coluna, que no caso do nosso equipamento é 10 mm de comprimento.
Parâmetro k
O parâmetro k corresponde ao fator de retenção, calculado de acordo com a formula abaixo:
Onde tr e tm estão representados na figura abaixo:
O nosso tm encontrado foi de 2,96 minutos.
Parametro α
O parâmetro α é o fator de seletividade que descreve a separação de duas espécies (A e B) na coluna. Pode ser calculado de acordo com a formula abaixo.
Os picos 1, 2 , 3 e 4 correspondem ao pico do paracetamol, cafeína, e acido acetilsalicílico 1 e 2. Todos os parâmetros se encontram nas tabelas X e Y abaixo:
Tabela X – Parametro Rs e α dos picos
Picos Rsalfa1 e 2 0,69189189 0,64
1 e 3 2,74482759 1,99
1 e 4