miss
PROJETOS
SEMINÁRIO
METAIS NÃO FERROSOS
ORIENTADOR: PROF. ROBERTO CARDOSO
TURMA: 071
CARLOS AUGUSTO SIMÕES
11103249
CHRISTIAN NAKASATO
12208639
SÃO PAULO
1º SEMESTRE DE 2013
Introdução:
História do Metal
Para compreendermos a essência e a importância deste tipo de material, voltemos na linha do tempo e vejamos a história deste elemento inovador para toda a civilização. O primeiro metal descoberto foi o cobre, ainda na pré-história, no oriente médio.
Com sua descoberta e, posteriormente, de outros metais foi possível desenvolver ferramentas mais eficientes que as feitas de pedra.
Com o uso do metal foi possível fabricar a roda.
Atualmente, é encontrado em nossos lares (ex: panelas, armários, talheres), nos automóveis, nas embalagens de alimentos, etc.
É sólido, não deixa a luz passar, pois é opaco, e conduz bem a eletricidade e calor.
Possui um reflexo especial. Quando aquecido é maleável, podendo ser moldado em vários formatos, desde fios até chapas e barras.
Os metais podem ser encontrados misturados ao solo e às rochas, sendo chamados de minérios.
Os minérios são substâncias encontradas em solos e rochas de onde é possível extrair os metais.
Alguns metais, tais como o ferro e o cobre, são extraídos dos minérios já em sua forma final.
Outros materiais como aços e bronzes, precisam ser associados com outras substâncias. Para a obtenção dos metais através dos minérios, é feita a redução deste minério, ou seja, a separação do metal dos demais componentes. Este processo primário é feito com altas temperaturas e com elevado consumo de energia.
2
O século XX assistiu a uma série de transformações não só em nosso país, mas em todo o mundo. E muitas dessas mudanças se deram como consequência das duas grandes guerras. A Segunda Guerra Mundial, por exemplo, trouxe à tona a importância da indústria metalúrgica dos não ferrosos. Foram aprofundadas as
pesquisas