Regionalismo no ABC
ATIVIDADE DE EXTENSÃO
GRAZIELA GOUVEA LIMA - RA 1318777 DANIEL SILVA SANCHES - RA 1326726 LUIS FERNANDO ARRUDA – RA 1319127
REGIONALISMO
UNIVERSIDADE PAULISTA
A) Qual a densidade populacional de São Caetano do Sul?
A estimativa calculada pelo IBGE para julho de 2013 foi de 156.362 habitantes. A área total da cidade é de 15,331 km², o que resulta numa densidade demográfica de 9.736,03 hab/km² (Censo de 2010).
a) Qual é o índice de desempregados de São Caetano do Sul? As informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED, realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, mostram que, em julho, a taxa de desemprego total na Região do ABC* aumentou, ao passar de 10,9%, em junho, para os atuais 12,1%. O contingente de desempregados na região foi estimado em 166 mil pessoas, 16 mil a mais do que no mês anterior. Esse resultado decorreu da redução do nível de ocupação (eliminação de 20 mil postos de trabalho) e da relativa estabilidade da força de trabalho da região (menos 4 mil pessoas, ou -0,3%)). A taxa de participação praticamente não variou, ao passar de 60,8% para 60,6%, no período analisado.
Fonte: Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional. Convênio Seade–Dieese, MTE/FAT e Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
* Compreende os municípios de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.
c) Qual a renda familiar da região?
São Caetano permanece em situação privilegiada do ponto de vista socioeconômico em comparação aos outros seis municípios do ABC. A avaliação é do Instituto de Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano (Inpes), que apurou a renda familiar 48% acima das demais cidades, em torno dos R$ 5.550 mensais. Esse alto poder aquisitivo faz com que 68% das famílias estejam enquadradas nas classes sociais A e B de