Mirador Building
1. Dados da Obra:
Nome: MVRDV – Mirador Building
Tipo: Apartamentos
Local: Sanchinarro, Madrid – Espanha.
Ano: 2001 – 2005
Área: 23.000 m2
Programa: 18.300 m2 de habitação (165 apartamentos)
2. Dados do Arquiteto:
Nome:
Data de nascimento:
Local:
Período de atuação:
Local de formação:
Principal local de atuação:
Influências:
3. Sobre a Obra:
Com a abertura das fronteiras da Europa, o imobiliário na Espanha cresceu. O resultado foi o grande aumento do valor da terra, elevando a um crescimento na produção de habitação. Em Madrid surgem enormes bairros novos que cercam o centro histórico da cidade.
Sistema Espacial:
O sistema espacial desse edifício é composto por nove blocos, com pequenas janelas, cercando pátios privados, criando uma experiência isolada, que se opõe à cultura espanhola tradicionalmente extrovertida. Em cada bloco, há uma tipologia diferenciada pelo uso da modulação, utilização de aberturas, cores e revestimentos, que tem como objetivo unir em um único edifício diferentes grupos sociais e estilos de vidas. O edifício possui 165 apartamentos, entre eles, simples, duplex e tríplex.
Foram duas as concepções adotadas para a criação de espaços comuns. Por um lado, uma vez que o edifício se desenvolve na vertical, foi possível deixar uma parte do lote, permitindo a criação de espaços públicos. Por outro, de cima, o grande espaço do mirante oferece um lugar de encontro para os moradores do edifício e visitantes que são atraídos pelo panorama das montanhas de Guadarrama.
Sistema Estrutural:
O edifício foi construído em concreto armado e estruturas metálicas (gaiola central e algumas escadas), fechamentos de tijolo e revestimento diferenciado.
Os blocos individuais diferem entre si visualmente através da variedade de materiais, texturas e cores dos sistemas de revestimentos. Lajes de pedra, mosaicos e cimento compõem a parte externa do edifício em tons de branco,