Minu mundos
Caso 1 – Controle de Contas Correntes
O sistema a ser construído é um sistema de manutenção e controle de contas correntes e aplicações financeiras de um banco – Banco Extra. Os clientes do Banco Extra podem ser pessoas físicas ou jurídicas. O sistema suporta um cadastro de clientes (nome, endereço, telefone, filiação, nacionalidade, naturalidade, identidade, CPF/CNPJ), onde os clientes são identificados por um código de cliente que os identifica univocamente. As pessoas físicas possuem CPF e as jurídicas CNPJ mais o nome e telefone de uma pessoa para contato. Cada cliente cadastrado pode ter várias contas correntes, com vários dependentes e várias contas de poupança para cada conta corrente. Mensalmente o gerente de cada agencia deseja obter uma relação das novas contas correntes.
Entende-se por poupança como sendo uma conta que possui um valor, um prazo de aplicação a uma taxa de juros, cuja taxa é definida no vencimento da poupança. O número da poupança é seqüencial por conta corrente.
As aplicações pré-fixadas são aplicações de um valor em um prazo pré-determinado a uma taxa de juros previamente definida. Uma conta corrente pode ter varias aplicações pré-fixadas ligadas a ela.
Tanto a conta corrente quanto a poupança deve manter um histórico de todas as movimentações de crédito, débito e transferência. O histórico da aplicação de pré-fixados é mantido na conta corrente. A qualquer momento, o cliente pode obter um histórico de sua conta corrente ou poupança.
Caso 2 – Acervo de Receitas
Uma empresa deseja informatizar o acervo de receitas que ela inventa, e comercializa sob a forma de livros. Estão envolvidos na elaboração das receitas e dos livros os cozinheiros, os degustadores (que controlam a qualidade das receitas), e os editores dos livros.
Todas estas pessoas são empregados da empresa, e são caracterizados por um RG(único), nome, data de ingresso