Resenha sobre brasilia
“É assim que, sendo monumental, é também cômoda, eficiente e íntima. É ao mesmo tempo derramada e concisa, bucólica e urbana, lírica e funcional… Brasília, capital aérea e rodoviária; cidade-parque. Sonho arqui-secular do Patriarca.” Lucio Costa, Relatório do Plano Piloto de Brasília
O plano de Brasília tem quatro escalas distintas: a monumental, a residencial, a gregária e a bucólica. A escala monumental está configurada pelo Eixo Monumental, desde a Praça dos Três Poderes até a Praça do Buriti.
[pic]
Foto 01: Eixo monumental – Vista da Praça dos Três Poderes
Fonte: http://www.conjuntura.com.br/fhono/imagens/brasilia2004
O Eixo Monumental encontra-se no centro do Plano Piloto de Brasília. É conhecido como o corpo do avião. Estende-se por 16 km, fazendo a ligação entre a Rodoferroviária de Brasília (a oeste) e a Praça dos Três Poderes (a leste). Tem seis faixas de tráfego em cada sentido e 250 metros de largura.E ainda cada sentido recebe um nome de via específico, sendo denominado N-1 o lado norte (sentido leste-oeste) e S-1 o lado sul (sentido oeste-leste).
Ele é a grande referencia viária do centro, divide o Plano Piloto no sentido Norte-Sul. Tudo ali foi projetado para destacar o poder. Até mesmo a vegetação é baixa e “limpa” foi pensada de modo a enfatizar essa grandiosidade e também a zelar pela segurança durante um grande evento,pois facilita o monitoramento.
Embora a praça seja conformada por edifícios essa escala gigantesca não é favorável ao estar, não é aconchegante, também não favorece o uso peatonal, desencoraja grandes movimentações de pedestres e torna insignificante muitas das concentrações e manifestações. São necessárias milhares de pessoas para se ter algum destaque em meio ao tapete verde.
Essa escala começou a ser configurada a partir do próprio chão,quando o Plano Piloto determina a sobrelevação da Praça dos Três Poderes e da Esplanada dos Ministérios em relação ao terreno natural; o