Comercio exterior - gargalo logistico
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA
CURSO TECNOLOGIA EM LOGISTICA
DISCIPLINA COMÉRCIO EXTERIOR
COMÉRCIO EXTERIOR
Rio de Janeiro, jun. 2012.
Alecsandro Sousa da silva
201021013
FELIPE ARAUJO DE ALMEIDA
Matricula:
Aluno do curso tecnológico em Logística da Universidade Castelo Branco.
GARGALO LOGÍSTICO
Trabalho referente á avaliação parcial para aprovação de A2, da disciplina de Comércio Exterior Prof. Paulo Renato.
Rio de Janeiro, jun. 2012.
OBJETIVOS
O objetivo final do trabalho é fazer com que o produto chegue ao seu destino com a escolha do melhor modal e realizando pesquisas para saber se o poder público dá respaldo para as movimentações logísticas no nosso país.
INTRODUÇÃO
Hoje o Brasil dispõe de 37 portos públicos, segundo a Antaq. A antaq é uma agencia nacional de transportes aquaviários é uma autarquia especial, com autonomia administrativa e funcional, vinculada ao ministério dos transportes do Brasil. É responsável pela regulamentação, controle tarifário, estudo e desenvolvimento do transporte hidroviário no Brasil. Ela regula, supervisiona e fiscaliza as atividades de prestação de serviços de transportes aquaviários e de exploração da infraestrutura portuário e aquaviária, harmonizando os interesses do usuário com empresas prestadoras de serviços, preservando o interesse público.
A nossa pesquisa sobre determinações e/ou legislação sobre o transporte desse tipo de carga encontrou o Decreto-Lei 986/1969 que regulamenta essa matéria tratando das exigências para armazenar e transportar alimentos perecíveis. São exigidas dos responsáveis pelo transporte alguns cuidados necessários quando trata-se de mercadoria para consumo humano.
Mesmo com essa regulamentação existem regras específicas para o Rio de Janeiro, Resolução SMG “N” 604 de 11 de Setembro de 2002. Essa resolução tem validade apenas no território do munícipio do Rio de Janeiro e especifica, entre outras coisas, sobre as condições dos veículos utilizados