Entraves Comércio de Soja
CAMILA MIYAHARA RODRIGUES
GABRIELA JAHA
KAROLINE PEREIRA
entraves ma exportação de GRÃOS: soja São Paulo
2014
CAMILA MIYAHARA RODRIGUES
GABRIELA JAHA
KAROLINE PEREIRA
entraves na exportação de GRÃOS: soja Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Projeto Integrado, do curso Tecnologia em Comércio Exterior da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof. Claudio Stefanini.
São Paulo
2014
Introdução
A soja é a cultura agrícola brasileira que mais cresceu nas últimas três décadas e corresponde a 49% da área plantada em grãos do país. O aumento da produtividade está associado aos avanços tecnológicos, ao manejo e eficiência dos produtores. O grão é componente essencial na fabricação de rações animais e com uso crescente na alimentação humana encontra-se em franco crescimento.
Cultivada especialmente nas regiões Centro Oeste e Sul do país, a soja se firmou como um dos produtos mais destacados da agricultura nacional e na balança comercial. No cerrado, o cultivo da soja tornou-se possível graças aos resultados obtidos pelas pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com produtores, industriais e centros privados de pesquisa. Os avanços nessa área possibilitaram também o incremento da produtividade média por hectare, atingindo os maiores índices mundiais.
O cultivo de soja no Brasil se orienta por um padrão ambientalmente responsável, ou seja, com o uso de práticas de agricultura sustentável, sendo responsável por mais de 300 mil empregos no país.
A indústria nacional transforma por ano, cerca de 30,7 milhões de toneladas de soja, produzindo 5,8 milhões de toneladas de óleo comestível e 23,5 milhões de toneladas de farelo proteico, contribuindo para a competitividade nacional na produção de carnes, ovos e leite. Além disso, a soja e o farelo de soja brasileiros possuem alto teor de proteína e altíssimo padrão de