SISTEMA SENSORIAIS
Podemos receber os estímulos externos, ou inputs sensoriais, através de uma série de canais. Podemos ver um outdoor, ouvir um jingle, sentir a maciez de um suéter de casimira, provar o novo sabor de um sorvete ou sentir o cheiro de uma jaqueta de couro. Os inputs que nossos cinco sentidos detectam são os dados brutos que dão início ao processo perceptivo. As reações são uma parte importante do consumo hedônico, os aspectos multi-sensoriais, fantasiosos e emocionais das interações dos consumidores com os produtos.
Visão
Os profissionais de marketing apostam muito nos elementos visuais em publicidade e no design de lojas e embalagens. Os significados são comunicados ao canal visual por meio da cor, do tamanho e do estilo do produto.
As cores podem influenciar nossas emoções de maneira mais direta. Há evidências de algumas cores (especialmente a vermelha) criam excitação e estimulam o apetite, enquanto as outras (como azul) são mais relaxantes. Uma agência publicitária apontou o azul como cor do milênio, pois as pessoas o associam com o céu e água, ‘’provocando uma sensação de liberdade e paz’’.
Outras reações se devem a diferenças biológicas e culturais. Hoje me dia, sabemos que as percepções de uma cor dependem de seu comprimento de onda e do modo como a mente responde aos estímulos. O amarelo situa-se no meio dos comprimentos de onda detectáveis pelo olho humano, por isso é a cor mais brilhante a atrai a atenção.
Hoje, no entanto, a escolha de cores é um negócio sério. Essa escolha nos ajuda a ‘colorir’ nossas expectativas quanto ao conteúdo de uma embalagem.
Olfato
Os odores podem incitar emoções ou criar uma sensação de tranqüilidade. Eles podem evocar recordações ou aliviar o estresse. Um estudo descobriu que os consumidores que viam anúncios de flores e de chocolate e que também eram expostos aos aromas desses produtos passavam mais tempo processando informações sobre eles e tinham mais tendência a experimentar diferentes alternativas dentro