Ministério da cultura
1-(CESP) Mariana, brasileira, civil, foi contratada na Inglaterra, onde mora com seu marido Carlos que também é brasileiro, para trabalhar para Organização Mundial da Saúde. Porém, como tem planos futuros de voltar ao Brasil, resolveu não filiar-se ao Regime de Previdência Social Próprio da Organização. Nesta situação, Mariana é segurada obrigatória do Regime Geral de Previdência Social do Brasil como segurada contribuinte individual.
2-(CESP) Com as festividades do natal próximas, Mario que tem uma empresa de eletrodomésticos decidiu contratar temporariamente Juliano, como vendedor. Assim, Juliano será filiado à Previdência Social na qualidade de segurado empregado.
3-(CESP) Carolina ajuda seus pais no pequeno sítio de sua família, onde produzem cenouras e vendem na pequena feira de sua cidade, e ainda leciona na escola municipal para filhos de outros pequenos produtores rurais. Nessa situação, podemos afirmar que Carolina, assim como seus pais, se enquadra na condição de segurados especiais da Previdência Social.
4-(CESP) Marcos concluiu o curso de Medicina e agora está fazendo residência médica em um hospital. Nessa situação, caso tenha sido contratado em desacordo com a legislação regente, será enquadrado como segurado empregado.
5-(CESP) João é Padre e ganha mensalmente uma ajuda de custo para suas despesas. Nessa situação, João é considerado contribuinte individual.
6-(CESP) Um servidor público estadual detentor de cargo efetivo, ainda que não amparado por regime próprio de previdência social, está excluído do regime geral de previdência social.
7-(CESP) Carolina acadêmica de direito, faz estágio em um escritório de advocacia em desacordo com a lei 11.788/2008 que trata sobre o estágio de estudantes. Considerando esta afirmação, Carolina será considerada segurada empregada para a previdência social.
8-(CESP)Marcos trabalha e mora na fazenda de João, sendo sua responsabilidade zelar pelo gado, bem como abater para