Engenharia
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
PSICOLOGIA NA ENGENHARIA DE SEGURANÇA, COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO
PSICOPATOLOGIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ESTUDO DE CASO
Professor: Cleberton Henrique
Aluno: Jorge Araújo
2012
QUESTÕES DISPARADORAS REFERENTES AO RELATO DE CASO
1. A partir do relato de caso mencionado, qual a sintomatologia característica do burnout?
Devido às mudanças repentinas na rotina de trabalho do dia a dia, com o incremento de suas responsabilidades laborais e consequente pressão para obtenção de resultados, o sujeito relatado no caso apresentou os seguintes sintomas no decorrer do tempo: Cansaço físico, esgotamento emocional, irritação e impaciência com assuntos laborais, ansiedade, tristeza, falta de prazer na atividade desenvolvida, dificuldade em tomar decisões, perda de apetite e peso, falhas de memórias, desesperança, sentimento de desvalorização pessoal e vontade de morrer. Sintomas esses que estão relacionados ao burnout.
2. Tomando por base a relação instituição e empregado trazido no estudo, discorra sobre como esta relação pode desenvolver aspectos psicopatológicos para ambos.
Quando uma corporação não tem uma gestão bem definida, voltada para capacitação dos colaboradores, que são molas propulsoras do processo produtivo, proporciona de forma direta patologias psíquicas no corpo laboral que impactam no processo produtivo como um todo, em decorrência às mudanças sem o prévio treinamento para as novas diretrizes tomadas. Este treinamento deverá atender em todos os níveis do processo, desde a alta administração até os níveis mais básicos. Quando isso não ocorre é notória a eclosão de sintomas patológicos de ordem psíquicos como stress, desmotivação, apatia, escárnio laboral, etc.
3. Tendo como base as particularidades deste caso, esquematize um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, justificando suas ações correspondentes