Minimizando o atrito
Trabalho apresentado à disciplina de Física I do curso de Engenharia Civil para obtenção parcial de créditos.
Divinópolis
2011
INTRODUÇÃO
Com o presente trabalho, foi possível observarmos que em uma obra da construção civil devemos considerar os tipos de portões. Notamos que um grande desafio para quem está construindo é decidir o desenho dos muros e portões de entrada. A função é cercar, proteger e dar privacidade, mas como são parte da fachada, devem estar em harmonia com o estilo da casa. É importante que os materiais e acabamentos sejam duráveis e que a manutenção seja constante.
ATRITO:
O atrito é causado pela interação entre dois corpos. É considerado em física como a componente horizontal da força de contato que atua sempre que dois corpos se chocam e tendem a se movimentar.
PENTEADO, Paulo Cesar Martins.
ROLDANAS:
Segundo Paulo Penteado, em uma polia (roldana) fixa, a força F realizada para elevar um peso P, supondo que a polia esteja sem atritos, é exatamente igual em módulo, se a corda estiver tangenciando a roldana.Logo, F=P
O trabalho realizado para elevar o objeto de certa distância d é exatamente o trabalho realizado pela força peso. Nesta nova posição, o objeto ganha energia potencial.
Se for usada uma polia móvel juntamente com outra fixa, a força necessária será a metade, mas o deslocamento da mão será o dobro do deslocamento da massa M. A velocidade de elevação da massa será a metade da obtida no caso anterior.
Pode-se associar três, quatro ou mais polias para se obter situações adequadas a algum caso específico.
Se a polia tiver um diâmetro pequeno ou grande, isso afetará o torque, mas não a força envolvida.
Tipos de Roldans:
Roldanas fixas: somente altera a direção e o sentido da força. Fn = Fr.
Roldanas móveis: divide a força resistente entre o ponto de fixação da corda e a força potente. Fp = Fr / 2.
Cadernal: configuração de várias