Hovercraft com CD
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CAMPINAS/SP
NOVEMBRO - 2013
APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:
HOVERCRAFT COM CD
Atividades Práticas Supervisionadas: trabalho apresentado como exigência para avaliação do quarto bimestre, em disciplina do segundo semestre, do curso de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade Paulista, sob orientação dos professores Éder Carlos Moreira e André Ricardo Ramos.
CAMPINAS/SP
NOVEMBRO - 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Não é de hoje que buscamos a criação e o desenvolvimento de novos veículos, tendo em vista uma maior agilidade e, que consiga também, adaptar-se a diversos meios: este seria o hovercraft, veículo que se apoia num colchão de ar sobre o qual desliza pela superfície sem praticamente tocá-la.
Com todas as circunstâncias da época, Sir Christopher Sydney Cockerell conseguiu construir e funcionar o que conhecemos hoje como hovercraft. Ele foi o primeiro a utilizar a pressão do ar ao invés de uma corrente de ar como princípio para fazer com que o hovercraft flutuasse.
Podemos citar que este transporte possui um risco menor de causar danos ao meio ambiente e às formas de vida presentes embaixo da superfície, pois trafegam sobre ela e não através dela. Mas ressaltamos também que ele não consegue subir áreas que tenham inclinação elevada ou terrenos acidentados, visto que ele possa perder a direção pela falta de atrito.
Atualmente, esse veículo é encontrado de diversos tipos e tamanhos, sendo utilizados para fins militares, civis e também, comerciais.
Introduzindo o contexto que será apresentado neste trabalho, veremos os conceitos básicos de pressão e atrito, e ainda, a execução de um experimento que tem os mesmos princípios do aerobarco.