hovercraft
Esta é uma pequena biografia do inventor do hovercraft, Sir Christopher Cockerell:
Sir Christopher Sydney Cockerell (4 de Junho, 1910 - 1 de junho, 1999) foi um engenheiro inglês, inventor do hovercraft.
Cockerell nasceu em Cambridge, Inglaterra, onde o seu pai, Sir Sydney Cockerell, era um curador do museu Fitzwilliam, tendo sido previamente o secretario de William Morris. Christopher Cockerell frequentou a escola Gresham, em Holt. Entrou depois na Universidade de Cambridge, Inglaterra, onde estudou engenharia sob o ensino de William Dobson Womersley. Começou a sua carreira a trabalhar para a Marconi em 1935, e casou-se pouco tempo depois. Durante a Segunda Guerra Mundial trabalhou em sistemas de radar. A sua grande invenção, o Hovercraft, viu pela primeira a luz do dia em 1953. Em 1955, testou o seu hovercraft usando um secador de cabelo e duas latas, e descobriu que a sua hipótese era plausível. A ideia não for um sucesso imediato, o que o forcçou a vender os seus pertences para poder financiar a sua pesquisa. Em 1959, um protótipo do hovercraft atravessou o Canal da Mancha, entre Dover e Calais. Foi consedido a Cockerell o estatuto de Cavaleiro em 1969 pelos seus serviços na área da engenharia. Morreu em Hythe, Hampshire.
O maior Hovercraft do mundo
O maior hovercraft do mundo construido pela British Hovercraft Corporation. Estes hovercrafts começaram a ser utilizados em 1968 para fazer a travessia do Canal da Mancha em 30 minutos. Deixaram de fazer essa travessia em 2000 devido à construção do Euro túnel.
Comprimento:56 metros
Largura:23 metros
Altura: 11 metros
Peso:320 toneladas
Capacidade:60 carros e 425passageiros
Propulsão:4 turbinas e gás Rolls-Royce Proteus de 3800HP cada