Hovercraft
O hovercraft é um veículo sustentado por um colchão de ar e propulsionado normalmente por um ventilador. O ar é jogado para debaixo do veículo através de um ventilador e ele é retido por uma saia, criando uma região de alta pressão que sustenta o veículo. O ar acaba escapando por baixo da saia e isso faz com que o veículo deslize sobre o chão com baixo atrito. Montamos um hovercraft basicamente a partir de bandeja de isopor e cooler de computador. As dificuldades enfrentadas neste projeto se devem a vários fatores. Não existem, até onde pesquisamos fontes bibliográficas de projetos de hovercrafts de pequeno porte. Em segundo, encontrar uma forma de confeccionar uma bolsa de ar (colchão) não é tarefa nada fácil. Em terceiro, conciliar custos com os recursos disponíveis e o tempo para execução do protótipo acaba sendo um motivo de inúmeras reformulações do projeto. Mediante tais dificuldades encontradas, considerasse o resultado obtido bastante satisfatório.
INTRODUÇÃO
O objetivo deste experimento é demonstrar que é possível minimizar o atrito entre um objeto e a superfície onde o mesmo se encontra apoiado.
História do Hovercraft
Esta é uma pequena biografia do inventor do Hovercraft, Sir Christopher Cockerell:
Sir Christopher Sydney Cockerell (4 de Junho de 1910 - 1 de Junho de 1999) foi um engenheiro inglês, inventor do Hovercraft.
Cockerell nasceu em Cambridge, Inglaterra, onde o seu pai, Sir Sydney Cockerell, era um curador do museu Fitzwilliam, tendo sido previamente o secretário de William Morris. Christopher Cockerell frequentou a escola Gresham, em Holt. Entrou depois na Universidade de Cambridge, Inglaterra, onde estudou engenharia sob o ensino de William Dobson Womersley.
Começou a sua carreira a trabalhar para a Marconi em 1935, e casou-se pouco tempo depois. Durante a Segunda Grande Guerra trabalhou em sistemas de radar. A sua grande invenção, o Hovercraft, viu pela primeira vez a luz do dia em 1953. Em 1955, testou o seu