Soldagem mig e metodos metalograficos
O conceito básico de (GMAW) gás metal arc welding,também conhecida como soldagem mig mag,foi introduzido nos inícios de 1920 e tornando comercalmente viável após 1948. Inicialmente foi empregado com um gás de proteção inerte na soldagem do alumínio.
A finalidade principal do gás no processo mig mag é proteger a poça de fusão dos efeitos de contaminação da atmosfera. O gás pode ser ativo ou inerte.
O conceitos das siglas para cada processo:
MIG: Metal Inerte Gás, usa como proteção do arco elétrico e da poça de fusão,gás inertes ou misturas inertes.
MAG: Metal Ativo Gás, usa como proteção do arco elétrico e da poça de fusão,gás ativo ou misturas de gases.
Gases usados no processo: argônio,hélio,co2,e o2.
O processo de soldagem funciona com corrente continua(cc) normalmente com arame no pólo positivo. Essa configuração é conhecida como polaridade reversa.São comumentes empregadas correntes de soldagem de 50A até mais de 600A e tensão de soldagem de 15v até 32v.A soldagem Consiste na abertura e manutenção de um arco elétrico entre o eletrodo e a peça. O calor provocado pela ignição do arco em função dos parâmetros de soldagem(tensão e corrente), é o principal responsável pela formação da cratera no metal e na base. A fusão dos 2 metais eletrodo e peça transformam automáticamente do sólido para o líquido, esta tranformação é conhecida com ponto de fusão.
O controle de qualidade de um produto de soldagem pode ser estrutural e dimensional,o segundo preocupa-se em controlar dimensões físicas, o primeiro preocupa-se com o material que forma a peça,sua composição,propriedades e estrutura.
Ensaio metalográficos: procura relacionar a estrutura do material a ser analisado com suas propriedades físcas,com processo de fabricação, com desempenho de suas funções e outras.Pode ser micrográficas e macrográficas.
Macrografia: examina o aspecto de uma superfície,após devidamente polida e atacada com um reagente