mini trampolim
TRABALHO REALIZADO POR: MADALENA LOPES 5º B Nº 16
DEFINIÇÃO DE MINI-TRAMPOLIM
O mini trampolim é um aparelho com uma estrutura de metal e uma zona central de tecido bastante resistente, que está preso por meio de elásticos ou molas.
Os elásticos ou molas funcionam como meio de impulsão, permitindo atingir alturas consideradas elevadas.
Este aparelho é utilizado para a realização de saltos que envolvem grandes cuidados ao nível da segurança, devido à elevada impulsão que proporciona.
A execução dos saltos caracteriza-se essencialmente pela elevação e/ou rotação.
UM POUCO DE HISTORIA SOBRE O
MINI-TRAMPOLIN
A história apresenta-nos, que o surgimento do Trampolim ocorreu a centenas de anos, contudo não se pode precisar a sua origem, sabe-se que na Idade Média os acrobatas de circo, utilizavam tábuas de molas nas suas apresentações e os trapezistas realizavam novos saltos a partir do impulso realizado da rede de segurança.
Estas podem ou não ser as verdadeiras origens do Trampolim, mas é certo que no início desse século havia apresentações que usavam uma "cama elástica" para entreter as plateias. A cama elástica era, na realidade, um pequeno Trampolim coberto com roupas de cama sobre o qual os artistas desempenhavam a maior parte de seus atos.
Por outro lado, o Trampolim em si, na história circense, foi desenvolvido primeiramente por um artista chamado Du Trampolin, que viu a possibilidade de usar a rede de segurança do trapézio como uma forma de propulsão e aparelho de descolagem e a experimentou com diferentes sistemas de suspensão, finalmente reduzindo a rede a um tamanho prático para performances em separado.
No inicio dos anos 30, o norte-americano George Nissen fez um Trampolim na sua garagem e o usou para ajudá-lo em suas atividades de queda e mergulho. Percebeu então que podia entreter plateias e também deixar as pessoas participarem nas suas demonstrações.
O Trampolim como desporto, então,