Ginastica/ mini-trampolim
Introdução
Este trabalho, realizado no âmbito da disciplina de Educação Física, tem como objetivo aprender mais acerca da modalidade de Ginástica, mais nomeadamente sobre o Mini-trampolim, do qual não sei muito e espero ficar a conhecer melhor as suas técnicas.
Espero que com este trabalho aprenda a realizar melhor os exercícios desta modalidade.
Mini-trampolim:
É um aparelho utilizado para a realização de saltos que envolvem grandes cuidados ao nível da segurança, devido à elevada impulsão que proporciona. A execução dos saltos caracteriza-se essencialmente pela elevação e/ou rotação.
Breve História sobre o Mini-trampolim:
Não se sabe ao certo qual a origem do mini trampolim, apenas se sabe que ocorreu há centenas de anos e tudo aponta para a Idade Média, em que os acrobatas de circo utilizavam para os seus espetáculos tábuas com molas.
O Trampolim como desporto, foi criado por George Nissen em 1936 e foi institucionalizado como modalidade desportiva nos programas de Educação Física em escolas, universidades e treinos de militares. Deste modo, nasceu então o novo desporto
Em Londres na década de 60 ocorreram as primeiras competições internacionais, mais de 54 países já disputaram vinte e um campeonatos mundiais. Em 1997 o Trampolim foi incluído como modalidade olímpica. Assim, o desporto participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Sidney.
Salto em extensão (vela) simples:
1- Após a corrida preparatória, fazer a chamada com os pés paralelos no centro do Mini-trampolim.
2- Impulsionar a lona com os dois pés paralelos e as pernas ligeiramente fletidas.
3-Sair do aparelho com o corpo estendido, olhando em frente.
4-Contactar o solo com as pernas afastadas à largura dos ombros, ligeiramente fletidas e os braços junto ao corpo.
Salto em extensão (vela) com uma pirueta:
1- Após a corrida preparatória, fazer a chamada no