mini panorama russo
No entanto, ao assumir o trono após Pedro, o grande, Catarina II faz prevalecer à influência francesa. Diversas vezes convidou artistas e estudiosos franceses a ir à Rússia. Por isso, alguns dos primeiros poetas a escrever em russo, tiveram suas obras feitas nos moldes de versificação francesa.
Mas Jucóvski leva essa hegemonia francesa às ruínas, quando firma na literatura russa o uso da métrica baseada em “pés”. Porém, quem consagrou esse novo modelo foi o poeta Aleksander Púchkin.
Segundo Irineu Franco Perpétuo, ainda que Puchkin não tenha sido de fato o primeiro poeta russo, este é considerado o criador da literatura russa moderna. O escritor chegou a conhecer vários povos e culturas, entrou em duelos e em troca de casos amorosos enfrentou muitos perigos. De acordo com Roman Jakobson: “O gosto de Púchkin pela precisão, pelo despojamento e pelo valor informativo da palavra poética diferencia no geral sua poesia lírica do lirismo romântico”. Considerado um dos maiores ícones da cultura russa, Púchkin morreu durante um duelo, mas sua obra influenciou os demais escritores e seus sucessores continuaram a utilizar a métrica criada por Jucóvski.
A Rússia passou, em média, quatro séculos (iniciados no século XIV), sobe um sistema político que concentrava todo o poder nas mãos do Czar, que governava sem qualquer tipo de restrição à sua autoridade. Já por volta da