Portifolio Projeto Didatico
Os primeiros movimentos por liberdades demográficas ocorreram no Leste Europeu,na Hungria em 1956 e na Tchecolosváquia em 1968,mas foram logo sufocadas pela repressão soviética.
Ocorreu no final dos anos 1980,uma nova onda de lutas demográficas motivadas por fatores externos e internos.
• O fator externo fundamental foi a Política de Reformas na União Soviética,quedeixou de representar uma ameaça aos movimentos no Leste Europeu.
• Entre os fatores internos,destaca-se a Crise Econômica e a deterioração das condições de vida nos países da Europa Oriental.
Em 1989 caíram todos os regimes socialistas do Leste Europeu. Na Iugoslávia,a crise do socialismo levou a uma violenta guerra e resultou na desintegração do país.
A Iugoslávia era contitúida por seis repúblicas: Sérvia, Croácia Bóvania -Herzegorvina, Macedônia, Montenegro,Eslovênia e duas regiões autônomas ligadas à servia, Voivodina e Kosovo.
Na década de 1970, uma crise econômica que afetou a Europa e evapecialmente a Iugoslavia. Na década seguinte, a crise se aprofundou no país. O endividamento levou o governo a cortar os investimentos sociais e a achatar os salàrios. A atividade indústrial caiu, o desemprego cresceu e a Inplação chegou a 800% por ano.
A mudança que ocorreu no Leste Europeu ao longo daquela data fragilizava mais a unidade política. Criando vários conflitos para o fim do socialismo no Leste Europeu. Evidentemente, essas mudanças não foram um episódio isolado. Problemas similares se generalizaram no Leste Europeu. Em muitos países dessa região, o fim do socialismo real foi acompanhado por violentos conflitos. Foi o caso da antiga Iugoslávia, desmembra por diversas guerras motivadas por razões étnicas, que estudaremos adiante. Em outros países, como a Tchecoslováquia, o fim do regime socialista o curto de forma pacífica. Assim, em 1 de janeiro de 1993, surgiram, sem derramamento & sangue, dois novos países: a República Tcheca e a República