Trabalhos
Conhecimento:
Neste documentário, Al Gore, antigo vice-presidente dos EUA, facilita-nos a compreensão do fenómeno das alterações climáticas e a sua relação com o modo de vida dos países desenvolvidos ao reunir e organizar informação e conceitos-chave sobre o tema.
No mundo pré industrial, conseguia-se uma relativa harmonia da absorção da energia solar e não havia praticamente efeito de estufa. Actualmente o problema da atmosfera consiste em estar repleta de quantidades enormes de dióxido de carbono indutores do efeito de estufa.
O autor apresenta provas eloquentes: o monte Kilimanjaro (Tanzânia) deixou praticamente de ter neve; os glaciares dos Alpes estão a desaparecer; estamos a assistir ao recorde de tempestades, tufões e furacões violentos como o Katrina, a par de uma série desastrosa de inundações, desaparecimento de lagos e alterações no Árctico e Antárctica.
Os EUA emitem cerca de um quarto do total mundial de gases indutores do efeito de estufa, ao passo que todo o continente africano é responsável apenas pela emissão de cinco por cento destes casos.
Se os níveis das águas dos oceanos se elevarem entre cinco e meio e seis metros (o que poderá ser possível se a cúpula de gelo da Gronelândia ou a placa de gelo da Antárctica ocidental se derreterem ou se precipitarem no mar), Miami ficará submersa, Amesterdão desaparecerá, no Bangladesh e na cidade de Calcutá sessenta milhões de pessoas ficariam desalojadas. O aquecimento global agravará todos os problemas graves já existentes de Saúde Pública.
Aptidões O aluno deverá desenvolver aptidões nos seguintes sentidos:
Reconhecer que as grandes industrias poluentes procuram fingir que a verdade não é tão grave como se diz.
Reconhecer que a opinião pública anda enganada devido à “coligação” entre empresas poluentes e governantes.
Reconhecer os principais problemas clínicos que advêm das alterações climáticas e qual o seu impacto para a