Mini Dicionário de Filosofia
A
a dicto secundum quid ad dictum simpliciter
Expressão latina que significa "da asserção qualificada para a não qualificada"; trata-se de uma FALÁCIA formal. Por exemplo: "Todo o deus omnipotente pode fazer tudo; logo, todo o deus pode fazer tudo"
a dicto simpliciter ad dictum secundum quid
Expressão latina que significa "da asserção não qualificada para a qualificada"; defende-se por vezes que se trata de uma FALÁCIA informal. Por exemplo: "Nenhum cavalo pode voar; logo, nenhum cavalo alado pode voar".
a fortiori
Expressão latina que significa "por maioria de razão". Se todas as opiniões são inúteis, então a fortioria sua opinião também o é.
a priori / a posteriori
1. Uma distinção entre modos de conhecimento. Conhecemos a prioriuma dada proposição quando não recorremos à experiência para a conhecer. Por exemplo, uma pessoa sabe a priori que 23 + 12 = 35 quando faz um cálculo mental, não recorrendo à experiência. Conhecemos a posteriori uma dada proposição quando recorremos à experiência para a conhecer. Por exemplo, uma pessoa sabe a posteriori que o céu é azul quando olha para o céu e vê que é azul. Considera-se, tradicionalmente, que a lógica, a matemática e a filosofia são disciplinas a priori porque têm por objecto problemas cuja solução implica recorrer ao pensamento puro. A história, a física e a economia, por exemplo, são disciplinas a posteriori porque têm por objecto de estudo fenómenos que só podem ser conhecidos através da experiência; por exemplo: para saber em que ano Buzz Aldrin e Neil Armstrong foram à Lua é necessário consultar documentos históricos; para saber qual a taxa de inflação em Portugal em 2003 é necessário consultar dados económicos.
2. Diz-se que um ARGUMENTO é a priori quando todas as suas premissas são conhecíveis a priori; e diz-se que é a posteriori quando pelo menos uma das suas premissas só pode ser conhecida a posteriori. Não se deve confundir o a priori / a posteriori com o